Pular para o conteúdo

É #FAKE que tomar própolis repele mosquito da febre amarela

06/02/2020
É #FAKE que tomar própolis repele mosquito da febre amarela — Foto:  G1
Doutor em Ciências Biológicas na USP, especialista em própolis diz que a informação é absurda. Fiocruz já desmentiu o mesmo boato em 2017.

Fonte: G1

Circula pelas redes sociais a informação de que tomando de 3 a 6 gotas de própolis por dia é possível afastar o mosquito Aedes Aegypti, capaz de transmitir a febre amarela e outras doenças como dengue, chikungunya e zika virus. A mensagem é #FAKE.

A mensagem diz que o própolis entra na corrente sanguínea e seu cheiro é expelido pelos poros, os mosquitos não suportam o cheiro e não picam.

“Se fosse fácil assim, não teríamos mais problemas”, diz Antonio Salatino, mestre e doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP) e professor sênior da mesma instituição. Ele orienta pesquisas sobre própolis e plantas medicinais e garante que a informação não procede.

“A própolis tem muitos efeitos benéficos, mas dizer que pode afastar mosquistos é absurdo”, diz o professor. “Isso não tem nenhum sentido”, frisa. De acordo com ele, não há nenhuma evidência de que ela libere pela pele substâncias que sejam repelentes.

A mensagem circulou no verão de 2017 e na época a Fiocruz fez um comunicado oficial, publicado em suas redes sociais, ressaltando que não há medicamentos com comprovação de eficácia como repelente.

Fiocruz esclarece boato nas redes sociais sobre o uso de própolis para o combate ao #Aedes pic.twitter.com/Odjebz6gd6— January 27, 2017

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: