Pular para o conteúdo

Estudante de Medicina da UFMG ganha prêmio na Holanda

07/11/2019

O congolês Louison Mbombo recebeu o prêmio de Melhor Inovação Humanitária 2019

Fonte: Estados de Minas

O estudante Louison Mbombo recebeu o prêmio de Melhor Inovação Humanitária 2019 da The Dutch Coalition for Humanitarian Innovation (DCHI), em português “Coalizão Holandesa de Inovação Humanitária”. A cerimônia aconteceu no último dia 1°, sexta-feira, em Amsterdã, na Holanda. O congolês, que é estudante de Medicina na UFMG, foi um dos três indicados para a premiação.

O projeto de Louison busca a erradicação da malária no Congo, seu país natal. Utilizando ferramentas de inteligência artificial de Microsoft e Google, o estudante desenvolveu um software de análise e apresentação de dados sobre a doença no país, além de permitir prevenção de surtos e elaboração de estratégias de intervenção.

Louison analisou dados coletados em postos de saúde de seis províncias do Congo, incluindo informações sobre novos casos de malária, com destaque para crianças, mulheres grávidas e casos de mortalidade pela doença. O uso desses dados também servirá para a criação de um aplicativo para a população local, desenvolvido por Louison e sua equipe, que vai alertar sobre possibilidade de casos de malária e cuidados para prevenção da doença.Continua depois da publicidade

A Coalizão Holandesa de Inovação Humanitária busca e apoia projetos de intervenção humanitária que possam ter impacto global. Em 2019, especificamente, ela buscou por inovações que usassem dados ou informações capazes de salvar ou melhorar a vida de pessoas %u200B%u200Bafetadas por crises humanitárias ou naturais.

Segundo a ONG Solidariedade na Mokili, que auxilia em casos de crises humanitárias ao redor do mundo, o Congo já contabiliza 25 milhões de casos de malária e quase 40% da população usa o dinheiro que ganha apenas para tratamento da doença. Ainda segundo a instituição, a cada dois minutos, uma criança morre de malária na África

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: