Pular para o conteúdo

CORTE NA EDUCAÇÃO AMEAÇA 80% DAS PESQUISAS DO PAÍS

14/09/2018

Luto pela cienciaFonte: Jornal da Ciência Hoje

Programas de universidades, principais desenvolvedoras de tecnologia, podem receber R$ 580 milhões a menos. A SBPC faz contínuos alertas há dois anos sobre os cortes orçamentários. “Cortes em pesquisas têm efeito grande na economia”, aponta Ildeu Moreira, presidente da entidade. No Brasil, 80% das pesquisas em ciência e tecnologia estão ligadas a programas de universidades.

Apesar disso, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do governo federal mostra que o setor receberá R$ 580 milhões a menos no ano que vem. Isso pode impactar 200 mil alunos, professores, assistentes e coordenadores da área de pós-graduação brasileira, além de devastar com a pesquisa no País.

O número é apresentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes), a agência que administra a verba. Em documento publicado em 1º de agosto, alerta ao Ministro da Educação, Rossieli Soares, que a partir de agosto de 2019 todas as bolsas não seriam mais pagas: os 93 mil estudantes de pós-graduação – mestrados, doutorados e pós-doutorados, e os 105 mil bolsistas de formação de professores ficarão sem o recursos.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: