Skip to content

Aplicativo facilita a identificação morfológica de triatomíneos

22/09/2017

160922 - TriatloDex

O TriatoDex tem como objetivo principal facilitar a identificação morfológica de triatomíneos (Hemiptera: Reduviidae). Este App é diferente das chaves dicotômicas tradicionais e apresenta até oito potenciais respostas para uma pergunta. Há imagens que auxiliam na observação de estruturas para todos os passos. Em cada pergunta o app apresenta o número de possíveis espécies e a lista das espécies. A qualquer momento, é possível acessar as perguntas respondidas e corrigir algum passo, caso seja necessário. Na lista de possíveis espécies, informações sobre os descritores, distribuição geográfica, tamanho, habitats e importância médica das mesmas podem ser acessadas.
Existem 150 espécies de triatomíneos descritas e a identificação correta delas é fundamental para a vigilância da doença de Chagas. Como a maioria dos triatomíneos pode ser identificada utilizando caracteres morfológicos externos, chaves dicotômicas têm sido uma ferramenta fundamental para a identificação taxonômica, embora a sua utilização é limitada pela necessidade de taxonomistas experientes.
Alternativas, tais como identificação baseada em taxonomia molecular têm sido exploradas, mas o seu alto custo e limitada eficácia para alguns grupos diminuem sua aplicabilidade em larga escala.
Dessa forma há necessidade de desenvolvimento de novas estratégias de identificação de triatomíneos que:
a) sejam mais fáceis de serem utilizadas,
b) sejam mais ilustradas e auto-explicativas,
c) atinjam um público maior de entomologistas e
d) promovam uma rápida identificação.
O objetivo foi desenvolver uma chave interativa para identificação de todas as espécies da subfamília Triatominae. Foram consultadas as chaves atualmente disponíveis e obtidas fotos de triatomíneos provenientes de coleções científicas para selecionar os caracteres mais importantes para a identificação.
Um banco de dados com imagens de estruturas, fotos de triatomíneos e mapas foi organizado e usado para construção de um aplicativo (App) para utilização em celulares Android. O App foi desenvolvido usando um software Android estúdio em conjunto com uma biblioteca desenvolvida pela Google com Java Versão 8.
Em qualquer momento da identificação, o App mostra as possíveis espécies e ainda permite retornar para perguntas anteriores a critério do usuário. No total foram incluídas todas as 148 espécies de triatomíneos existentes (duas espécies fósseis não foram incluídas). Para desenvolvimento do aplicativo foram elaboradas 79 perguntas com até 8 respostas. Ao todo foram utilizadas 254 imagens de estruturas morfológicas, 150 fotos dorsais completas de triatomíneos e 150 mapas.
O aplicativo apresenta um menu principal com cinco opções:
a) pesquisar: acesso as perguntas usadas para identificação,
b) estruturas morfológicas: visualização das principais estruturas usadas durante a identificação (cabeça, tórax, pernas, abdômen),
c) possíveis espécies: visualização das espécies incluídas no aplicativo,
d) respostas recentes: visualização das perguntas respondidas, onde é possível apagar e corrigir eventuais erros durante o processo,
e) resetar busca: permite reiniciar um processo de identificação.
Por exemplo, a primeira pergunta (morfologia do rostro) apresenta 3 respostas:
a) com 3 segmentos, reto, curto, com conexão membranosa entre o  2ª e 3º,
b) com 3 segmentos, curvo e
c) com 4 segmentos, longo.
Ao lado de cada resposta existe um ícone que dá acesso a imagem correspondente a cada resposta. No canto inferior direito é possível visualizar o número de espécies restantes.
O usuário ao selecionar uma opção é levado diretamente a outra pergunta até finalizar a identificação, quando é apresentada a foto colorida do triatomíneo identificado, sua distribuição geográfica, tamanho e outras informações (descritores, habitat e importância médica).
O aplicativo está em fase de validação por especialistas e está disponível no Google Play Store para acesso gratuito. Espera-se que o Triatodex seja usado amplamente para auxiliar profissionais da área de vigilância e controle de vetores da doença de Chagas, fornecendo meios para uma identificação mais eficaz em seus trabalhos de rotina.
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: