Skip to content

Carta Aberta de Búzios – Moção

13/09/2017

XXV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA – SBP. Em carta aberta, a SBP se manifesta em defesa dos direitos à saúde e proteção social da população.

SBP convida a sociedade brasileira e convoca os gestores e profissionais da saúde comprometidos com o País a se posicionarem pelos direitos humanos, pela proteção social, pela educação pública gratuita, pela ciência e tecnologia nacionais e pelo fortalecimento do SUS.

 

CARTA ABERTA DE BÚZIOS

A Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP), reunida em Búzios, durante o seu XXV congresso, em Carta Aberta à Sociedade, manifesta-se em defesa dos direitos à saúde e proteção social da população brasileira garantidos na Constituição Federal.

A SBP alerta para o retrocesso nas políticas públicas de financiamento à Ciência, Tecnologia e Inovação, na proteção social e ambiental, na saúde do povo brasileiro e que ameaça a soberania nacional. Desta forma a SBP se manifesta contrária aos cortes orçamentários impostos ao MEC e ao MCTIC.

A saúde da população brasileira encontra-se fortemente ameaçada pelo aumento da vulnerabilidade social, em curso no país. As doenças parasitárias que atingem grande parte da população, têm como determinantes principais a pobreza, a fome, a miséria, o desemprego, a violência, a falta de saneamento, consequentes do descaso politico e social.

As politicas implementadas pelo governo atual aprofundam a desigualdade entre as classes sociais e não contribuem para diminuir a dívida histórica da sociedade para com os menos favorecidos. As Universidades, os Institutos de Pesquisa públicos e as políticas de Ciência e Tecnologia precisam das condições, para manter os avanços dos últimos anos, para contribuir no desenvolvimento da soberania nacional.

A SBP convida a sociedade brasileira e convoca os gestores e profissionais da saúde comprometidos com o Brasil a se posicionarem pela defesa dos direitos humanos, pela proteção social, pela educação pública gratuita, pela ciência e tecnologia nacionais e pelo fortalecimento do nosso Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Búzios, 05 de setembro de 2017

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: