Skip to content

Vaga para Doutorado em Virulência de Tripanosomatídeos

20/04/2017
Resultado de imagem para ufsc logotipo
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) localizada em Florianópolis, SC, Brasil, é a 10ª melhor universidade Brasileira segundo o The World University Rankings 2016. O Laboratório de Protozoologia do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP) do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC desenvolve pesquisas de biologia celular e molecular com diferentes espécies de protozoários parasitos humanos e animais e seus vetores, utilizando como modelos experimentais o Trypanosoma cruzi, o Trypanosoma rangeli e Leishmania spp.
São duas as principais linhas de pesquisa do laboratório: 
i) Biologia celular e molecular de protozoários patogênicos e,
ii) Atividade antiparasitária de produtos naturais e sintéticos.
Requerimentos:
Proficiência em língua Inglesa (Leitura e escrita), experiência em técnicas de cultura celular, em técnicas básicas de biologia celular e molecular e em metodologias básicas de análise filogenética in silico.
Conhecimento em análise computacional de genoma/transcriptoma/proteoma, em análise estatística e experiência prévia de estudo com protozoários patogênicos serão vantajosos.
Descrição dos interesses e expectativas do grupo de pesquisa:
É esperado do Doutorando selecionado que estude, de forma comparativa, as vias de defesa antioxidante de tripanosomatídeos patogênicos e não patogênicos. O estudo de genes de função central nesse sistema envolvendo desde a clonagem e sequenciamento até a expressão/silenciamento e estudo de atividade são esperados. A busca de novos alvos para o desenvolvimento de drogas e/ou vacinas é encorajado. Este estudo deve considerar análises de genômica e proteômica comparativas visando a compreensão da evolução do parasitismo e dos mecanismos de infectividade, virulência e/ou patogenicidade, dentre outros.
Publicações recentes/relevantes na área:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27036062
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21390155
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24761813
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26033728
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27840574
Como aplicar:
O ingresso como estudante de Doutorado no laboratório é realizado através de processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências (PPGBTC) da UFSC. Os editais de seleção usualmente são lançados entre setembro a outubro de cada ano, podendo haver outros editais em função da disponibilidade de bolsas. A realização de estágio prévio no laboratório é condição para a emissão de carta de aceite exigida pelo PPGBTC para inscrição no processo seletivo. Neste estágio serão trabalhados conceitos relacionados aos requerimentos acima. A concessão de bolsas de estudo é regulada pelo PPGBTC, sendo descrita nos editais de processo seletivo. Somente estudantes classificados com bolsa no processo seletivo serão aceitos no laboratório. Interessados em realizar estágio prévio devem enviar por e-mail ao Prof. Edmundo C. Grisard (E-mail: edmundo.grisard@ufsc.br) uma carta explicando sua motivação e disponibilidade, apontando sua posição atual, experiências prévias e atendimento aos requerimentos acima descritos.
Para maiores informações visite:
http://www.proto.ufsc.br
http://www.biotecnologia.ufsc.br
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: