Skip to content

Hemocentros adotam novas regras para doações

16/09/2016

160916-doacao_de_sangue-fotos_govba

Fonte: EBC Rádios

O Jornal da Amazônia Segunda Edição desta quarta-feira (14), traz informações sobre novas regras que devem ser adotadas nos hemocentros. A partir de agora, que quiser doar sangue, vai ter que passar por uma triagem clínica. O objetivo é prevenir a transmissão do zika vírus e da febre chikungunya por meio de transfusão sanguínea.

Um questionário clínico realizado antes da doação vai trazer perguntas como se o doador teve sintomas ou diagnóstico das doenças ou se esteve recentemente em locais com número elevado de casos registrados. A medida está prevista em uma nota técnica assinada pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde, divulgada nessa segunda-feira.

A decisão foi baseada nas evidências recentes de transmissão do zika e da chikungunya pelo sangue e da transmissão do zika pelo contato sexual com portadores do vírus. Com isso, uma série de requisitos deve ser adotada na triagem de doadores pelos serviços de hemoterapia de todo o País.

A partir desta nova orientação, quem for diagnosticado com um dos vírus ficará impedido de doar sangue por um período de 30 dias após a recuperação completa. Aqueles que tiveram contato sexual com alguém diagnosticado com zika, nos últimos 90 dias, deverão esperar ao menos 30 dias, após o último contato sexual, para doarem sangue. Já os moradores de regiões com alta incidência do vírus podem sofrer uma restrição de tempo maior para poder fazer a doação.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: