Skip to content

Manifestação da sociedade será essencial na construção dos protocolos de leishmaniose visceral e tegumentar

08/07/2016

160708 - Conitec

Fonte: Conitec

A partir de hoje (07/07), a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC disponibiliza enquete sobre a proposta de elaboração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). Desta vez, os temas são: leishmaniose visceral e leishmaniose tegumentar.

A leishmaniose visceral é causada por protozoários do gênero Leishmania e se manifesta como enfermidade sistêmica, crônica, caracterizada por febre irregular e de longa duração, hepatoesplenomegalia, linfadenopatia, emagrecimento, edema e estado de debilidade, associada a alterações laboratoriais, tais como citopenias, hipergamaglobulinemia e hipoalbuminemia.

Já a leishmaniose tegumentar é uma doença infecciosa, com baixa letalidade, não contagiosa, causada por protozoário do gênero Leishmania, tendo como principais espécies no Brasil a Leishmania (Leishmania) amazonensis, L. (Viannia) guyanensis e L. (V.) braziliensis.

Em ambas as doenças, a transmissão é vetorial, pela picada de insetos denominados flebotomíneos, pertencentes ao gênero Lutzomyia, conhecidos popularmente, dependendo da localização geográfica, como mosquito palha, tatuquira, birigui, entre outros.

Enquete

A finalidade da enquete é possibilitar a participação da sociedade desde a primeira etapa (definição de escopo) da elaboração dos PCDT, permitindo a identificação dos aspectos mais relevantes para o cuidado. Os PCDT são documentos que têm como objetivo garantir o melhor cuidado de saúde no SUS, incluindo recomendações de condutas, medicamentos ou produtos para as diferentes fases evolutivas de um agravo à saúde ou de uma determinada condição.

A enquete estará disponível até o dia 26 de julho. Para participar, basta que você acesse o site da CONITEC (http://conitec.gov.br/enquetes). Sua contribuição é de extrema importância em todo esse processo!

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: