Skip to content

Microcefalia: medicamento contra malária pode proteger bebês do Zika vírus

10/05/2016

150914 - Mosquito tela branca

Fonte: Minha Vida

Apesar de o Zika vírus ser uma doença que causa sintomas mais amenos do que a dengue e a febre chikungunya, ele tem sido considerado o mais perigoso devido aos danos que causa ao cérebro dos bebês quando contraído durante a gravidez. Estudos já mostram que o vírus tem preferência pelas células-tronco neurais, aquelas que formarão as células do cérebro e sistema nervoso da criança.

No entanto, um novo estudo traz uma boa notícia: o medicamento cloroquina, já usado atualmente no tratamento da malária, entre outras doenças, pode proteger o cérebro dos fetos contra a infecção pelo Zika vírus. A pesquisa, feita em laboratório por cientistas dos Institutos de Biologia e de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto D’or de Pesquisa, mostrou que esse medicamento é capaz de proteger até 95% das neurosferas (estruturas celulares usadas para reproduzir o cérebro em formação).

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores infectaram as neurosferas com o Zika vírus e depois as trataram por cinco dias com cloroquina em diversas concentrações. No entanto, uma amostra de neurosferas não foi tratada, justamente para comparar o efeito da medicação. Nos grupos tratados, houve uma redução de células infectadas entre 65 e 95%.

A ideia é usar o medicamento em mulheres grávidas, para impedir que seus fetos sejam infectados pelo Zika vírus. O medicamento não é contraindicado na gravidez. No entanto, é preciso fazer a pesquisa com humanos, para verificar se o tratamento é realmente eficaz e em que quantidade o remédio pode ser usado para essa finalidade.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: