Skip to content

Zika vírus: site trilíngue compartilha protocolos e dados relacionados às pesquisas

29/03/2016

160329 - site trilingueFonte: INI/Fiocruz

Oferecer um espaço onde seja possível desenvolver e compartilhar protocolos de pesquisa, bancos de dados e trabalhar uma agenda de prioridades nas pesquisas relacionadas com o zika vírus, esse é o objetivo do site trilíngue Zika Infection. “Além de promover a circulação destas informações também é possível acessar dados atualizados sobre a epidemiologia e manejo clínico dos pacientes”, ressalta o coordenador do site, Fernando Augusto Bozza, Chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em Medicina Intensiva do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz). A página é fruto da colaboração de 12 institutos internacionais, incluindo a Organização Mundial da Saúde, o Instituto Pasteur, o Centro Alemão de Pesquisa de Infecções, entre outros.

A necessidade de desenvolver uma plataforma confiável e segura para alavancar o trabalho científico em torno do zika vírus ficou clara com o recente aumento do número de países afetados pela epidemia. Segundo Bozza, há uma diferença fundamental entre a coleta de dados necessários para decisões médicas individuais e aqueles para fins de pesquisa clínica ou epidemiológica. “As informações para fins de pesquisa diferem porque são obtidas de forma rigorosa para posterior análise, interpretação, publicação e ampla divulgação em revistas especializadas. A aquisição destes dados tem requisitos específicos (regulatórios e éticos) e por isso é importante o início da preparação para os estudos clínicos o mais cedo possível”, afirmou Bozza.

A geração rápida de conhecimento sobre os diversos aspectos da Zika é importante ao lidar com uma doença emergente e pouco conhecida. “Com essas informações é possível identificar as melhores intervenções clínicas para a condução de cada caso e também desenvolver estratégias de saúde pública mais eficientes para conter a epidemia”, concluiu o pesquisador. 

O site organiza material em português, inglês e espanhol e os pesquisadores podem participar fazendo o cadastro no site.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: