Skip to content

Cientistas detalham como a tecnologia está ajudando no combate ao Zika vírus

22/03/2016

160322 - Quadro de Sintoma

 

Fonte: CanalTech

Quando se fala em combater uma epidemia, talvez você pense em profissionais da saúde bem treinados, hospitais bem equipados e também em ações que promovam a prevenção de tais problemas. Atualmente, um outro tópico foi adicionado à lista: recursos computacionais.

Em um artigo científico, os pesquisadores Subhash C. Basak e Ashesh Nandy descreveram o papel da tecnologia e dos computadores no combate à epidemia de Zika vírus. Segundo eles, métodos assistidos por computadores são capazes de facilitar a vida dos cientistas nas descobertas de novas drogas e vacinas para o tratamento de pessoas acometidas pelas doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Imagine as imensas bibliotecas de dados a respeito de compostos químicos à disposição dos especialistas e você provavelmente deve concluir que testar combinações manualmente pode ser uma tarefa árdua e demorada, consumindo um tempo que talvez nós não tenhamos.

Neste caso, o uso de recursos computacionais específicos ajudam a agilizar todo este processo, facilitando a vida dos pesquisadores. Ainda de acordo com a pesquisa da dupla de pesquisadores, uma vez que um conjunto de compostos encontrado é dado como válido, as máquinas continuam o seu trabalho a fim de chegar a outras combinações similares. Até mesmo pesquisas anteriores que criaram vacinas para vírus similares também entram no objeto de pesquisa por meio de um programa que encontra vacinas candidatas dentro de uma extensa base de dados.

Além disso, métodos matemáticos trabalham analisando quais variações da gripe aviária obtiveram sucesso a fim de identificar quais variações do Zika poderiam repetir o feito.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: