Skip to content

Nota de Pesar

07/03/2016

A Sociedade Brasileira de Parasitologia manifesta seu pesar e sua solidariedade à família, aos amigos e aos admiradores do Dr. Luis Rey que faleceu na última sexta-feira (05/03/2016). O velório está ocorrendo no Memorial do Carmo, no bairro do Caju, no Rio de Janeiro/RJ. A cremação será na terça-feira, 08/03, ainda sem horário definido.

Leia abaixo a mensagem do  Prof. Dr. Carlos Graeff Teixeira:

“Apesar dos dissabores normais da vida, acho que ele viveu uma vida boa e muito produtiva. Coerente o tempo todo com seus princípios e seus ideais, o que lhe conferiu sempre uma dignidade natural. Vão cremá-lo. Ele mesmo pedia isto, mas dizia que o mais ecológico mesmo, seria entregar ao oceano seu corpo depois de bem usado por tanto tempo, o que ele sabia que não seria praticável, mas era o que pensava. Dizia o que pensava, acho que quase sempre, mas também era uma pessoa muito delicada. Foi um “comunista” como poucos tem tido coragem de ser: defendendo a dignidade do trabalho, qualquer trabalho com um valor em si mesmo; defendendo o direito de cada pessoa de ter casa, comida, água e esgoto, educação, direito a ser feliz e brincar na natureza. Trazia sempre a sua lembrança de seu mestre Samuel Pessôa, com ideais e propósitos parecidos. Parece que é uma genealogia de ideais que se desenha e vai desfiando no desafio das nossas vidas que se acabam um dia, novas possibilidades, para que os jovens se inspirem. Para que os jovens, que ele tanto gostava e de quem sempre estava cercado, levem adiante estas idéias e o estudo da natureza e dos parasitos. Exemplo para todos nós, de consciência política, do homem da “pólis” como queriam os gregos antigos, comprometido com o esforço de fazer o mundo melhor.  Meu querido Professor Luís Rey, o mundo está melhor com a tua passagem entre nós! Gratidão pela tua vida inteira, de boa obras e bons amigos, bons vinhos, boa e saudável comida, boas conversas, boa discussão de idéias e enorme dedicação aos teus ideais.”

One Comment leave one →
  1. Arlete Rodrigues da Silva permalink
    07/03/2016 21:28

    A Parasitologia perde seu grande mestre Dr Luís Rey, uma figura inesquecível,sempre fiel a seus ideais e compromisso com a dignidade e o bem estar de seus semelhantes, porque o bom professor é aquele que não apenas ministrar o conteúdo acadêmico e Dr Rey era um eterno jovem , sempre convivendo com as novas gerações.Tive a felicidade de estarmos juntos e com sua querida e amada companheira Dora durante uma semana em Teresina-Piauí, muito aprendizado e adoráveis companhias. Foi uma bela trajetória Dr Rey. A parasitologia tem sofrido perdas em menos de uma ano o Prof Dr José Adail Fonseca de Castro FACIME/UESPI/ Dr Adauto Araújo Fiocruz e agora Dr Luís REY. Um belo e emotivo texto do Dr Carlos Graeff, por quem Dr Rey Tinha grande carinho que traduz este amigo querido.Com certeza os três parasitologista já se encontraram e estão em altos papos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: