Skip to content

Brasil bate recorde de mortes por dengue, diz Ministério da Saúde

08/10/2015

151008 - Mosquito Dengue

Fonte: O Dia

Nos oito primeiros meses do ano, o número de mortes causadas pela dengue no país em 2015 foi de 693, e já constitui o maior índice anual desde que a doença começou a ser monitorada em detalhes, em 1990. O recorde anterior havia sido atingido em 2013, com 674 mortes. O Estado do Rio registrou 17 mortes no mesmo período.

De acordo com o Ministério da Saúde, os 693 óbitos representam aumento no país de 70% em comparação ao mesmo período de 2014, quando foram confirmadas 407 mortes.

Segundo boletim Secretaria de Vigilância Sanitária ligada ao Ministério da Saúde, São Paulo teve 1.516 casos por grupo de 100 mil habitantes registrados até agora, e perde em incidência relativa apenas para Goiás (1.979 casos/100 mil hab.).

No Estado do Rio, foram notificados 55.500 casos suspeitos de dengue, com 17 óbitos: Barra Mansa (1), Campos dos Goytacazes (1), Miracema (1), Paraty (2), Piraí (1), Porto Real (2), Quatis (1), Resende (7) e Volta Redonda (1).

As notificações foram compiladas pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio a partir de dados inseridos no sistema pelos municípios até às 11h do dia 2 deste mês. A secretaria informa ainda que, no momento, nenhum município registra epidemia da doença. De janeiro a agosto de 2014 foram notificados 6.378 casos suspeitos da doença.

A Secretaria estadual de Saúde informou que vem realizando uma série de ações para reduzir os impactos causados pela dengue. Uma delas é a campanha 10 Minutos Contra a Dengue.

O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

O site do programa traz uma lista de ações que devem ser feitas semanalmente. O endereço do site é http://www.riocontradengue.com.br.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: