Skip to content

El Niño pode desatar epidemias de dengue em grande escala

06/10/2015

151006 - Impacto El nino

Fonte: Estado de Minas

O fenômeno climático conhecido como El Niño pode desatar uma epidemia de dengue em grande escala no sudeste da Ásia – informaram pesquisadores internacionais nesta segunda-feira.

Verificou-se que os casos de dengue aumentaram no mesmo passo que a tendência de aquecimento dos oceanos, o que ocorre em alguns anos, mas não todos. Espera-se que a corrente do El Niño, que já começou e vai durar até o próximo ano, seja uma das mais intensas dos últimos 20 anos.

“As grandes epidemias de dengue ocorrem sem aviso prévio, o que pode sobrecarregar os sistemas de saúde pública”, disse o principal autor do estudo, Willem Van Panhuis, professor assistente de epidemiologia da escola de saúde pública da universidade de Pittsburgh.

“Nossas análises mostraram que as temperaturas elevadas podem criar as condições ideais para que uma epidemia de dengue de larga escala se propague”.

Os pesquisadores analisaram 18 anos de relatórios sobre a dengue ao longo do sudeste asiático, segundo o estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Foram encontradas tendências no total de 3,5 milhões de casos reportados em oito países.

Durante a última particularmente forte temporada do El Niño, que foi de 1997 a 1998, “a transmissão da dengue foi muito alta e coincidiu perfeitamente com as altas temperaturas, que permitiram que os mosquitos se reproduzissem mais rápido e propagassem o vírus da dengue com mais eficácia”, afirmou o estudo.

As altas temperaturas nas regiões tropicais e subtropicais foram provocadas pelo El Niño.

A dengue é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e é responsável por cerca de 400 milhões de infecções ao ano.

Os sintomas incluem febre, dor intensa, dor de cabeça, náusea, vômitos e erupções na pele. Em alguns pacientes, a infecção pode ser fatal.

Não há vacina para prevenir a doença, nem outro tratamento médico além do paracetamol.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a prevalência mundial da dengue aumentou dramaticamente nas últimas décadas e agora metade da população mundial está em risco.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: