Skip to content

Fórum de Leishmaniose acontece em Teresina

31/08/2015

150831 - Curativo Inteligente

Fonte: Governo do Estado do PI

Nos dias 2 e 3 de setembro será realizado, em Teresina o Fórum, de Leishmaniose (calazar), para discutir o fluxo do diagnóstico da leishmaniose visceral canina. Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, o evento contará com a presença do representante da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Lucas Edel Donato e de Andreza Pain, da equipe da Funede (Fundação Ezequiel Dias), de Minas Gerais, referência em controle da doença.

No primeiro dia do Fórum, os técnicos irão apresentar o teste rápido de imunocromatográfico para profissionais do Laboratório Central do Piauí (Lacen), Secretaria de Estado da Saúde, Centro de Controle de Zoonoses de Teresina e Núcleo de Entomologia do Piauí (NEP/UFPI), e dos municípios polo Picos, Floriano e Parnaíba.

“Esse novo teste tem maior eficácia no sentido da precisão do diagnóstico e nós, enquanto estado, vamos multiplicar esses ensinamentos para as equipes de saúde dos demais municípios do estado”, disse Gregório da Silva Júnior, coordenador de Laishmanioses da Diretoria da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (Duvas).

Os técnicos do Ministério e da Funede também irão divulgar o novo protocolo do diagnóstico da Leishmaniose e farão visita técnica ao Lacen, onde prestarão assessoria para o controle de qualidade do Laboratório.

No Piauí, foram notificados 80 casos de Leishmaniose Visceral Humana (LVH), de janeiro a junho de 2015, com dois óbitos confirmados no município de Parnaíba. No mesmo período foram notificados 16 casos de Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), sem registro de óbito.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: