Skip to content

Pesquisadores americanos estudam Chikungunya e Hanseníase em BH

09/07/2015

150709 - Febre Chikungunya

Fonte: O Tempo

Pesquisadores das universidades de Emory (Geórgia) e Stanford (Califórnia), ambas nos Estados Unidos, estão em Belo Horizonte para realizar pesquisas sobre hanseníase e febre chikungunya – essa última decorrente de vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, também vetor da dengue e da febre amarela. A iniciativa faz parte de projeto da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh) de Vespasiano.

Os professores Jessica Fairley e Uriel Kitron, da Universidade de Emory, estudarão a hanseníase e investigarão o porquê dos altos índices de contágio no Brasil. Nos Estados Unidos, a doença é praticamente desconhecida.

Já o objetivo da pesquisadora da Universidade de Stanford, Desiree LaBeaud, é obter informações que facilitem o entendimento da epidemiologia e das medidas de controle aplicáveis na prevenção da chikungunya em Minas. Além disso, a instituição quer aprofundar os estudos para trabalhar em caráter preventivo, já que a febre chega aos Estados Unidos por meio de turistas de várias partes do mundo.

De acordo com a professora LaBeaud, a chikungunya “é uma doença que, além de provocar dores muito fortes em seu início, pode deixar sequelas vitalícias e, ainda, provocar a morte”.

Nesta quinta, a partir das 9h, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a pesquisadora participará de workshop com foco na investigação epidemiológica sobre a febre em Belo Horizonte.

Casos. O primeiro caso de chikungunya em Minas foi confirmado em outubro do ano passado. A paciente, de 48 anos, reside em Matozinhos, na região metropolitana. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, 109 casos da febre foram notificados em 2014. Desses, sete foram confirmados, 96 descartados e seis são investigados.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: