Skip to content

Pesquisa com amostra de sangue vai mapear a dengue no Brasil

06/07/2015

150706 - injeção no Braço

Fonte: Jornal Hoje

Brasileiros de quase todas as regiões estão doando sangue para uma pesquisa que vai fazer o mapa da dengue no país. Com ele, o Ministério da Saúde vai definir como e onde será a vacinação. Este ano, o número de casos da doença aumentou quase 150% em comparação com o ano passado.

Sete Lagoas, na região central de Minas Gerais, é um dos 63 municípios brasileiros que estão recrutando voluntários para participar da pesquisa do Ministério da Saúde. Essas cidades foram escolhidas porque registraram, até 2012, mais de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes. Apenas Sergipe, Santa Catarina e Rio Grande do Sul não participam porque a ocorrência de dengue foi baixa.

A expectativa é coletar 63 mil amostras que estão sendo analisadas na região metropolitana de Belo Horizonte. Os voluntários devem ter de um a 20 anos de idade e podem ou não ter tido a doença.

A dengue pode ser confundida com uma gripe, mal estar, por isso nem todos os casos são registrados oficialmente. Pela análise das amostras de sangue no laboratório, os pesquisadores vão conseguir fazer, por amostragem, um mapeamento mais preciso da doença.

“O anticorpo IGG, que é o que a gente está testando nesse estudo, fica no corpo ao longo da vida da pessoa. Então a gente vai saber se ele teve dengue um mês atrás ou mesmo se ele tiver tido anos atrás, ele vai dar positivo”, explica a média Júnia Pérez.

O mapeamento é uma das etapas para definir as estratégias de vacinação contra a dengue no país. Ele deve ficar pronto até o fim do ano. A Agência de Vigilância Sanitária está analisando duas pesquisas que desenvolveram vacinas para prevenir os quatro tipos da doença, mas ainda não tem data para o início da vacinação.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: