Pular para o conteúdo

Jogo online quer conscientizar 30 mil estudantes sobre o combate à dengue

06/07/2014

Fonte: G1 – 05/07/2014

Jogo conscientiza sobre os riscos e como combater a dengue (Foto: Felipe Lazzarotto/ EPTV)

Jogo conscientiza sobre os riscos e como combater a dengue (Foto: Felipe Lazzarotto/ EPTV)

Uma parceria entre a iniciativa privada e as três universidades públicas de São Carlos (USP, Unesp e UFSCar) lançou uma nova versão de um game que conscientiza sobre o combate à dengue. O jogo “Contra Dengue 2 na Cidade”, que está disponível na internet e já teve mais de 50 mil acessos, tem o objetivo de mostrar para 30 mil alunos de sete cidades da região os riscos da doença e as formas de eliminar os criadouros do mosquito transmissor.

A iniciativa do grupo Ludo Educativo transformou o Aedes Aegypti no vilão do jogo, que vive colocando ovinhos. A personagem principal do game é Sofia, que tem a missão de evitar que ele se multiplique. Ela coloca areia nos vasos, cobre pneus com lona e tenta eliminar o inseto.

“É uma diversão para as crianças. Elas querem chegar até o final, querem entender a dinâmica do jogo e, com isso, entendem como combater a dengue”, explicou o coordenador de desenvolvimento de jogos, Alexandre Rosenfeld.

Estratégia

Para o professor e diretor do Centro de Materiais Funcionais da Unesp, Elson Longo, essa é uma estratégia para levar a orientação  para dentro de casa. “As crianças têm uma influência muito grande no lar. Então elas vão conscientizar os pais da importância da limpeza”, afirmou.

A ideia é estimular o jogo nas escolas da região. “A gente pretende chegar no objetivo final, que é realmente eliminar o mosquito da dengue e praticar esses bons hábitos nas nossas casas. Toda essa tecnologia vem somar com o nosso objetivo”, destacou a diretora regional de ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco.

O estudante Lucas Vítor Dias aprovou o jogo . “É muito interessante porque une o que o jovem gosta de fazer, que é usar o computador, com o aprendizado, que seria conscientizar a prevenir o mosquito da dengue”, opinou.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: