Pular para o conteúdo

Confirmados 2 óbitos por febre maculosa

11/09/2012

Fonte: Tribuna de Minas – 06/09/12

Dos seis casos notificados por suspeita de febre maculosa este ano em Juiz de Fora, dois foram confirmados ontem pela Secretaria de Saúde. Um dos registros é o do menino de 2 anos, morador de Benfica, na Zona Norte, que morreu no último dia 30, e o outro é de um homem, 42, do Bairro Araújo, na mesma região, que teria morrido uma semana antes. Os outros quatro casos ainda estão sendo investigados.

A causa da morte do menino foi confirmada após exame realizado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. Já a do homem foi certificada por vínculo clínico-epidemiológico, após investigação realizada pela própria secretaria. Conforme a assessoria de imprensa da pasta, a vítima morreu “antes mesmo que pudesse produzir anticorpos contra a bactéria, sendo impossível o esclarecimento via exame”. A princípio, ele havia sido notificado por leptospirose. A febre hemorrágica, observada no paciente, é comum em diversas doenças, como dengue, febre maculosa e H1N1.

Segundo a Secretaria de Saúde, diversas ações preventivas serão realizadas na região Norte para evitar novos casos. Além de visita nos locais de possível infecção e borrificação de carrapaticida em vias públicas, o cronograma prevê, ainda, palestras que serão realizadas em instituições, como igrejas e escolas. A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela, que tem como hospedeiros animais como o cavalo e a capivara.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: