Pular para o conteúdo

Após 2 mortes por febre maculosa, Saúde faz alerta sobre carrapatos

20/08/2012

Fonte: G1 – 13/08/2012

A confirmação de duas mortes em Paulínia (SP) por febre maculosa levou a Secretaria de Saúde a iniciar nesta segunda-feira (13) um trabalho preventivo e de conscientização nas áreas constatadas com infestação por carrapato-estrela localizadas próximas do Rio Atibaia. A doença é transmitida para o homem por meio da picada do inseto infectado por uma bactéria, que tem como principal  hospedeiro as capivaras.

Os casos foram diagnosticados nos bairros Patropi e Jardim Planalto, que fica às margens do rio utilizado pelos moradores para a prática de pesca. O resultado do exame do Instituto Adolfo Lutz  sobre a causa da morte do homem, de 57 anos, foi confirmado no dia 9. A outra vítima é uma mulher, de 33 anos, que também tinha doença crônica, ficou internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Municipal e morreu no dia 18 de julho.

Ambos não passaram por tratamento da doença, pois o diagnostico ocorreu após a morte. Nos estágios iniciais, os sintomas incluem febre, perda de apetite, náusea, vômitos, fortes dores de cabeça e dores musculares, semelhantes a de outros males como a dengue, gripe, por exemplo, que dificultam a constatação da doença.

Após investigação dos técnicos da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) de Campinas, que colocaram armadilhas e capturaram capivaras no rio com carrapatos infectados, foram recomendadas instalações de placas de sinalização da febre maculosa e distribuição de folhetos nas oito unidades básicas de saúde, clínicas particulares e no pronto-socorro.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: